Funções do espírito humano


Embora a alma seja o centro da personalidade humana, o espírito humano é a parte mais importante, pois é o lugar de habitação do Espírito de Deus.

As Escrituras afirmam que há três tipos de seres humanos

1. Natural | 1°Co.2:14 | o não convertido;
2. Carnal | 1°Co.3:1-2 | o convertido que continua como criança);
3. Espiritual | 1°Co.2:15 | o convertido que busca a maturidade, que é sensível ao Espírito Santo. 

Todos os seres humanos têm as três funções do espírito, os quais são: Intuição, Consciência e Comunhão, independentemente de suas crenças ou grau de espiritualidade.

INTUIÇÃO é um pressentimento nos impelindo a fazer algo ou nos constrangendo a não fazer.

Muitas vezes nossa mente planeja, nossas emoções aceitam e a nossa vontade decide. Então vem a sensação de que tal coisa deve ou não ser feita.

Há dentro de nós impulsos e estímulos sobre o que fazer ou não, mesmo que não sejamos convertidos, pois isto faz parte do espírito humano. 

A CONSCIÊNCIA também trabalha deste jeito. Mesmo que não conheçamos ou queiramos saber sobre os mandamentos de Deus, ela nos dirá o que é certo ou errado, o que é bem ou mau, justo ou injusto.

Consciência é a capacidade  que temos de conhecer valores e mandamentos éticos e morais e, aplicá-los em diferentes situações (Rm.9:1).

Frequentemente, a consciência condena coisas que a nossa mente aprova. Sempre que houver uma recusa em nossa consciência, devemos rejeitar tal ação imediatamente. 

Só podemos servir a Deus com a consciência limpa. Outra coisa: A ação da nossa consciência não depende de nosso conhecimento bíblico (Rm.2:14-15, 27).

Toda a COMUNHÃO genuína com Deus é feita no espírito. Tudo o que Deus faz é a partir de nosso espírito; sempre de dentro para fora (Jo.7:38).

O diabo age de fora para dentro, pelas funções do corpo, tentando atingir nossa alma para possuir nosso espírito. 

Porisso que há a necessidade de se perceber o próprio espírito. 

Como escrito no episódio anterior...
Deus é Espírito; o novo nascimento ocorre inteiramente no espírito; o conhecimento espiritual é adquirido no espírito; a verdadeira adoração é feita no espírito; o orar sem cessar, andar no Espírito e servir a Deus envolve o espírito.

A obra de Deus em nosso espírito já aconteceu quando nascemos de novo (Mt.26:41) mas, precisamos aperfeiçoá-lo no exercitar suas funções. 

Assim foi com Paulo (At.16:6-7) e Samuel (1°Sm. 3:1-7). A lâmpada que se ascendeu é como uma criança recém nascida. Tem boca, pés, mãos mas ainda não sabe usar.

Ao exercitar nosso espírito seremos capazes de discernir o que procede da alma daquilo que provém do espírito. Sendo assim venceremos dia a dia as dificuldades de perceber o Senhor e a sua voz. 

Próximo episódio 
⬇️
FUNÇÕES DA ALMA








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SE ALGUÉM TEM SEDE

DISPERSÃO | João 16

O INIMIGO ESTÁ FAZENDO TUDO O QUE PODE PARA NOS DESGASTAR