Funções da alma
A Mente é a função mais importante da alma e a porta de entrada. Tudo o que entra pela mente influencia as emoções e os pensamentos, sugerindo uma ação da vontade.
Conhecer está no espírito; o entender é na alma | Êxodo 3:2-3 | A sarça que despertou curiosidade em Moisés.
Se a mente humana perder a capacidade de discernimento e de julgamento (1°Tm.4:1-2), nunca chegará ao pleno conhecimento da verdade.
É preciso ter uma mente renovada (Rm.12:2) para poder experimentar e entender a vontade de Deus, que é revelada no espírito.
A vontade é um instrumento que usamos para tomar decisões. Sem ela seríamos reduzidos a um ser autômato, uma marionete do Criador.
É a vontade que decide se acredita ou não, se confia ou não, se obedece ou não. É na nossa alma, no nosso EU que está o poder de escolha.
As emoções dão cor a existência humana, as quais se manifestam nas formas de: amor e ódio, alegria e tristeza, angústia e desejo etc.
Viver a vida cristã na alma é muito perigoso.
É importante diferenciar alma e espírito, pois é no espírito que Deus habita e fala. Sem esta distinção como discernir a voz e a vontade de Deus? Falhar nisso, prejudicará seriamente a formação do caráter de Cristo em nós.
Quem anda segundo a alma é chamado pela Bíblia de carnal.
Carnal é o convertido que não busca o alimento sólido, prefere ficar na superficialidade (1°Co.3:1-2).
Os que vivem na carne, não podem agradar a Deus (Rm.8:8).
Emoções vão e voltam mas, não conseguem manter acesso o fogo do bom ânimo, da perseverança e da fé inabalável.
É como uma casa construída sobre a areia.
A alma é como um ou uma adúltera. Ora está com o espírito e ora com a carne, porisso a Palavra tem o poder de separar a alma do espírito (Hb. 4:12).
Próximo episódio
⬇️
Funções do Corpo
Comentários
Postar um comentário