Religião é o meu nome | Jesus e a religião judaica
O judaísmo é uma das maiores religiões monoteísta. As outras duas são o cristianismo e o islamismo. Todas as três tem como raiz o patriarca Abraão.
O judaísmo é a religião mais antiga do mundo e se originou por volta do século XVIII a.C.
Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é a prática de adoração que não seja somente ao Deus vivo.
As sinagogas surgiram na época do exílio na Babilônia mas, há relatos de que existiam antes.
Ali os judeus se reuniam para o estudo das Escrituras, para a oração e observância do sábado, das festividades tradicionais.
Também fizeram das sinagogas não somente o centro da vida religiosa mas, também da coesão e continuidade como comunidade judaica, tanto dentro como fora de Israel.
Foi um dos principais grupos religiosos judaíco no tempo de Jesus. Eram muitos rigorosos na observância à lei de Moisés mas, com o passar do tempo agregaram outros ritos, preceitos e costumes.
Eles foram críticos declarados de Jesus e vice-versa, um e outro desafiavam respectivamente sua autoridade. Alguns dentre os fariseus protegeram Jesus.
Era um grupo e partido político-religioso judaíco e com menor número do que os fariseus mas, tinham uma grande influência no âmbito religioso e político.
Faziam parte da classe sacerdotal dominante e tinham em seu grupo pessoas da aristocracia de Jerusalém.
Quanto às suas doutrinas, apegavam-se somente à lei mosaica escrita e, para interpretá-la desprezavam a tradição oral em que se apoiavam os fariseus.
Negavam a ressurreição e não criam em anjos e nem em espíritos.
Fariseus e Saduceus viviam em luta entre si. Apesar da rivalidade entre eles, uniram-se para enfrentarem a Jesus (Mt.16:6,12).
Comentários
Postar um comentário