Consegues reconhecer os enviados por Deus?
DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO, ENVIADOS POR DEUS TÊM TIDO SUAS VIDAS, MISSÃO E REPUTAÇÕES ASSASSINADAS
O Sinédrio precisa tomar o máximo cuidado com as "cascas de banana" que Deus coloca, propositadamente, no caminho estreito.
"Por isso diz também a sabedoria de Deus: profetas e apóstolos LHES MANDAREI; e eles matarão uns, e perseguirão outros; PARA QUE a está geração se peçam contas do sangue de todos os profetas que, DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO, foi derramado; …" (Lc. 11.49-51).
Deus elegeu, antes da fundação do mundo, algumas pessoas para uma missão especial, de anunciar as Boas Novas sobre Jesus Cristo, ajudar o povo hebreu e a Igreja.
Alguns exemplos: João Batista (Ml.4:5; Mt. 17:12-13) e o rei Ciro (Is.45:1-8).
A pregação do Evangelho já fazia parte do plano da salvação, antes da fundação do mundo.
O texto supracitado diz que desde a fundação do mundo, pessoas eleitas, separadas e enviadas por Deus, para uma causa e missão comum, não foram compreendidos e aceitos por aqueles que deveriam acolhê-los e apoiá-los.
"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados …" (Lc.13:34).
"Tendo Jesus entrado no templo, e estando a ensinar, aproximaram-se Dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, e perguntaram: com que autoridade fazes Tu estas coisas? E quem te deu tal autoridade? Respondeu-lhes Jesus: …, O batismo de João é do céu ou dos homens? … (Mt.21:23-27).
O texto fala sobre legitimidade para exercer a eleição, chamado e envio de Deus. O batismo é apenas um pano de fundo.
Nós poderíamos colocar no lugar do batismo a seguinte pergunta: a separação que o próprio Deus faz para algumas pessoas exercerem algum ministério ou trabalhos específicos, ou algum dom concedido pelo próprio Deus, é do céu ou dos homens?
O assassinato de vidas, missão e reputações começou em Abel e não parou em Zacarias. O Sinédrio agiu contra Jesus e depois Dele.
Lembro da missionária, que tinha o chamado para evangelizar em prisões masculinas, a falecida Neila Flores. Quantas vezes foi incompreendida pela sua liderança, por não estar pregando somente para mulheres. Eu e tantos outros presos civis e militares fomos salvos por Deus, através do envio dela, por Deus.
Na época de Jesus, os que detinham as chaves de acesso ao Reino dos céus (Mt.23:13), não admitiam que pessoas não doutrinadas e separadas exclusivamente por eles, exercessem algum ministério ou utilizassem seus dons diversos pela causa comum.
Convenções humanas (Mc.7:7-9), em algumas congregações, questionam batismos, cursos, seminários e consagrações feitas em outros lugares. Vasos aprovados por Deus ficam na "geladeira" ou "banco" de espera até poderem voltar à missão ao qual já têm experiências e legitimação divina.
A cautela com a escolha e separação para algum serviço na e pela congregação é necessária, pois obreiros neófitos ou soberbos dão problemas.
O dom de discernir espíritos e o estar pronto para ouvir o Espírito da Verdade, são habilidades muito necessárias para se evitar perda de tempo e oportunidades de aproveitamento de pessoas treinadas.
"Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo" (Mt.10:41).
Para se trilhar o caminho que é estreito, é preciso equilíbrio ideal e sensibilidade espiritual:
"E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" (Is. 30:21).
Eu me lembro de quantas vezes tive que reconquistar privilégios, direitos e regalias obtidos pelo bom comportamento, cada vez que trocava o diretor da casa prisional onde cumpria pena.
Quando fui trabalhar no CETRAN-RS, o major brigadiano que presidia a autarquia me recepcionou e me concedeu a nota máxima de avaliação. Eu perguntei porque ele fez isto? Ele disse que até em prova ao contrário, a nota máxima poderia se manter, conforme meu comportamento ou diminuir caso perdesse a confiança.
Na Uber e 99 também é assim. Todos começam com a pontuação 5.0. É possível manter ou diminuir a pontuação, até o ponto de ser expulso da plataforma.
Quem foi eleito e enviado por Deus, para uma missão específica, tem sua vida nisso. Não dar a oportunidade e o apoio necessário é o mesmo que matar espiritualmente este chamado.
Infelizmente há rivalidades e competições no Reino. Todos os chamados têm uma causa e missão comum. Só que alguns líderes ainda não entenderam. Isto causa um prejuízo para a obra local mas, não para o Reino, pois quem tem chamado, sempre dá um jeito de fazer a obra de outras maneiras.
João Batista sofreu os ataques do Sinédrio, contudo, foi um dos poucos líderes religiosos que reconheceu a Jesus como enviado por Deus, para a causa e missão comum de ambos.
A verdade de Deus é rejeitada por mentalidades egocêntricas:
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos. E dizem: Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramamento do sangue dos profetas. Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas. Acabem, pois, de encher a medida do pecado dos seus antepassados! "Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno? POR ISSO, Eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade. E, ASSIM, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar" (Mt.23).
Será que esta ação de rejeição dos eleitos, de desprezo pelos enviados por Deus parou no tempo de Zacarias? Não!
"Assim que os lavradores viram o Filho, tramaram entre si: Este é o herdeiro! Então vamos, NOS UNAMOS para matá-lo e apoderemo-nos da sua herança" (Mt.21:38).
As duas testemunhas de Apocalipse 11.3-12, também sofrerão as acusações de ilegitimidade de envio. Quantos obreiros cristãos, estão atualmente sendo acusados de "auto-envio"?
Comentários
Postar um comentário